Quarta-feira, 11 de Julho de 2007

2007 - ANO MIGUEL TORGA

DA MEMÓRIA … JOSÉ LANÇA-COELHO

VIVA A ‘BRIOSA’

 

            A ‘Briosa’ é o nome pelo qual é conhecida a equipa de futebol da Associação Académica de Coimbra. Se soubessem quantas vezes esta equipa maravilhosa me safou, a mim e aos meus colegas de turma do 5º ano (o actual 9º) de apresentar os trabalhos de casa de Matemática, à segunda-feira…

            Eu explico. Por alturas de 1965/66, tive um professor de Matemática, que fez com que, eu e todos os meus colegas, gostássemos dessa disciplina. Como? De uma maneira muito simples. Relacionando-se connosco, como se fosse um irmão mais velho, ou mesmo um pai, falando dos mesmos assuntos que nós, abrindo de par em par o livro da sua vida e, contando-nos episódios da sua vasta experiência.

            O professor formara-se em Coimbra, vivera toda aquela vida sã das Repúblicas e tinha uma adoração, justificada, pela equipa da Académica. Digo justificada, porque naquele ano, a ‘Briosa’, tinha uma equipa fabulosa que, todos os domingos, dava aos 5 e aos 6 às outras equipas do Campeonato da 1ª Divisão ( a Bwinliga actual), ganhando mesmo aos três grandes. Até o Benfica de Eusébio, campeão de Portugal anos seguidos, apanhava grandes sustos no velho estádio do Calhabé.

            Nos tempos actuais, pode parecer incrível a quem segue o futebol português, como posso afirmar isto de uma equipa que, todos os anos, luta para não descer de divisão. Porém, a verdade é que, em meados dos anos 60, a Briosa tinha uma equipa que, jogando no sistema 4.2.4., possuía dois ‘pontas de lança’ goleadores, um, o célebre Artur Jorge que, jogou e treinou o Benfica, e levou o Porto a campeão da Europa, o outro, Ernesto, que veio para o Sporting. Os extremos eram os célebres irmãos Campos, o Mário e o Victor que, actualmente são conceituados médicos na Lusa Atenas e, só não jogavam na Selecção Nacional por, nos mesmos lugares, jogarem os benfiquistas bicampeões da Europa, José Augusto e Simões.

            Vivíamos o tempo cinzento da ditadura salazarista, com a televisão a preto e branco, de canal único, controlado pelo Poder, a dar ao domingo, depois de uma hora massacrante de fados, resumos de dois minutos, dos jogos mais importantes da jornada. Claro que, pelo que escrevi atrás, os jogos em que participava a ‘Briosa’ eram filmados, para mostrar os fabulosos golos que, aquela equipa maravilhosa, marcava todos os domingos. (Não posso precisar, mas creio que, desta equipa faziam ainda parte o Toni e o Rui Rodrigues que, depois se transferiram para o Benfica).

            À segunda-feira de manhã, quando entrávamos na aula de Matemática, com os famigerados trabalhos de casa por fazer, havia sempre um de nós que, perguntava ao professor quando ele entrava na sala: «Sr. Dr., ontem viu o resumo do jogo da Académica?».

            Não era preciso dizer mais nada, pois o mestre, com a sua pedagogia positiva, iria dar uma aula em que falaria da Vida, da Existência, vasto e profundo tema em que, também, se inseria a Matemática, mas onde estavam implícitas vertentes como o Desporto (as jogadas, os golos, os actuais e os antigos jogadores da Académica desde 1939, ano em que a ‘Briosa’ ganhou a primeira Taça de Portugal, tudo era comentado ao pormenor), a sã camaradagem das Repúblicas (as partidas que os estudantes faziam a colegas, professores, e a ‘civis’), a Literatura (foi ele que me deu a conhecer o In Illo Tempore de Trindade Coelho, com os seus episódios hilariantes, em especial, os do ‘Saraiva das Forças’, livro que, para mim, funcionou como uma iniciação àquilo que se aprende de bom no universo académico e universitário).

            Por tudo isto, fiquei a gostar da Académica, único clube que, durante a crise de 69, tinha a coragem de jogar com um fumo de luto, mostrando o descontentamento do povo português relativamente à política de opressão e de terror, que se viviam naqueles tempos.

publicado por cempalavras às 00:01
link | comentar | favorito
2 comentários:
De José Dias a 11 de Julho de 2007 às 12:08
Excelente!
Excelente essa sua memória e este seu Post .
Sei que um dia terá ficado mal impressionado comigo porque ao comentar um dos seus posts , fi-lo à pressa (por falta de tempo) e nem coordenei bem as ideias e o que escrevia, e fui deixando assim um "25 de Abril Sempre", que o Sr. nem comentou, entre outras coisas como "agora só quero a minha reforma" (porque estou cada vez mais desiludido com isto tudo), e inclusivamente a sugerir-lhe uma visita ao blg "abnóxio ".
Pois, e nem era obrigado a comentar. Afinal o Sr. nem me conhece e não sabe portanto com quem fala. Sabe que falou apenas com alguém que andou no mesmo colégio de Seminaristas do Estoril, não terminou o seu curso, mas que um dia apareceu aqui, sem quê nem porquê, a comentar os "Beatles".
Aproveitei pois este seu novo post para voltar e pedir-lhe desculpa por alguma coisa menos agradável, mas creia-me uma pessoa bem intencionada.
Receba os meus melhores cumprimentos.


De cempalavras a 16 de Julho de 2007 às 22:25
CARO JOSÉ DIAS:
OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO A ESTA CRÓNICA QUE FALAVA DA BRIOSA E DO MEU PROFESSOR DE MATEMÁTICA. SE NÃO RESPONDI AO SEU POST SOBRE O 25 DE ABRIL, FOI APENAS PORQUE ELE COINCIDIU COM UMA ÉPOCA DE TESTES E DE MUITO TRABALHO.
POR OUTRO LADO, SÓ HOJE LHE RESPONDO PORQUE PASSEI O FIM DE SEMANA NUM LOCAL ONDE NÃO TINHA INTERNET. NÃO TENHO NADA CONTRA SI, ANTES PELO CONTRÁRIO, GOSTO MUITO DAS SUAS OPINIÕES. TAMBÉM EU SÓ PENSO NA REFORMA. FALTAVAM-ME 4 ANOS E AGORA TENHO DE AGUENTAR MAIS NOVE! COMO DEVE CALCULAR, ESTOU CANSADO DE DAR AULAS, E OS ALUNOS CADA VEZ MAIS MALEDUCADOS.
UM ABRAÇO E, CONTINUE A COMENTAR OS POSTS.
JOSÉ LANÇA-COELHO
VOU ENTRAR NO 'abnoxio'. OBRIGADO


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Agosto 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. DIÁRIO IRREGULAR

. ...

. DIÁRIO IRREGULAR

. ORAÇÃO A DEUS, de VOLTAIR...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

.arquivos

. Agosto 2018

. Outubro 2014

. Julho 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2012

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Outubro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

blogs SAPO

.subscrever feeds